Brazilian Expeditionary Force in WW II

Brazilian Expeditionary Force in World War II” é um livro que trata da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu no Teatro de Operações da Itália, na Segunda Guerra Mundial.

Soldados brasileiros na Itália

O livro foi publicado no idioma inglês pela Osprey Publishing Ltd, conceituada editora britânica, especializada em publicações sobre História Militar.

Esse volume, dedicado à FEB, faz parte da Coleção Men at Arms (Homens em armas), que contém mais de 500 volumes. Cada livro dessa coleção apresenta a história, organização, uniformes, armas e equipamentos de forças militares de todo o mundo, do passado e do presente.

Nessa coleção, encontram-se volumes que vão desde as guerras entre gregos e persas, no período de 500 a 323 AC, até volumes sobre Exércitos europeus medievais, sobre o Exército de George Washington e sobre a Legião Árabe, por exemplo.

A gama de títulos e unidades militares apresentadas pela coleção é imensa e variada, incluindo praticamente todas as forças militares de um determinado conflito, como no caso da Segunda Guerra Mundial.

Essa e as outras coleções da editora são valiosas fontes de pesquisa sobre os mais diversos aspectos da História Militar. Seus livros, ricamente ilustrados, permitem uma perfeita compreensão das táticas empregadas em batalhas, dos combatentes envolvidos, dos exércitos oponentes, das armas, das tropas de elite, das campanhas, das aeronaves, navios e até fortalezas. Cada um desses itens constitui uma série (coleção), com centenas de volumes.

Volume n°465

Na introdução, esse volume que ora apresentamos, o número 465 dessa série, aborda, de forma sucinta, a situação das Forças Armadas brasileiras no período entreguerras, a entrada do Brasil na guerra, junto aos Aliados, a cooperação com os Estados Unidos no Atlântico Sul, a criação da Força Expedicionária Brasileira, sua organização, a mobilização do pessoal e o seu treinamento.

Em seguida, relata os combates em que a divisão brasileira participou, no fronte italiano. Tudo entremeado por fotografias que ressaltam os uniformes, materiais, equipamentos e armamentos utilizados naquela campanha.

Roteiro da FEB na Campanha da Itália

Merecem especial destaque as páginas centrais do livro, que contém ilustrações que retratam os combatentes das diferentes armas e serviços e seus uniformes. Essas ilustrações, feitas com base em fotografias de personagens reais, mostram a variedade de uniformes e a miscelânea de peças utilizados por soldados e aviadores brasileiros, que adotavam partes de uniformes dos Aliados, sobretudo norte-americanos, mas também dos britânicos, em uma adaptação às condições climáticas impostas pelo rigoroso inverno que enfrentaram.

Nas páginas finais, o livro relata a participação da Força Aérea Brasileira na Itália, por meio do 1° Grupo de Aviação de Caça, que passaria à História como o “Senta a pua!”, e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, que operava em proveito da FEB, para localização de alvos e ajuste dos fogos da Artilharia..

Por fim, os autores fornecem informações sobre as particularidades dos uniformes, insígnias e equipamentos individuais de campanha dos militares da FEB.

Uma pequena bibliografia em língua inglesa foi adicionada, bem como uma seção explicativa sobre as ilustrações das páginas centrais do livro.

Os autores

Os autores desse volume da coleção são César Campiani Maximiano e Ricardo Bonalume Neto, com ilustrações de Ramiro Bujeiro.

César Campiani Maximiano é um autor, doutor em História, professor universitário e pesquisador, nascido em São Paulo, em 1971. Escreveu os seguintes livros sobre a FEB: “Irmãos de armas”, “Barbados, sujos e fatigados” e “120 objetos que contam a História do Brasil na Segunda Guerra Mundial”. Também colaborou com artigos para as revistas National Geographic, Grandes Guerras e Nossa História.

Ricardo Bonalume Neto foi um jornalista e autor brasileiro, especializado em ciências e assuntos militares. Cobriu conflitos em várias partes do mundo, como em Angola, Moçambique, Timor Leste, Haiti e Congo. Escreveu inúmeros artigos para revistas americanas e britânicas e para diversos jornais estrangeiros. É autor do livro “A nossa Segunda Guerra: os brasileiros em combate, 1942-1945”. Faleceu em 2018, aos 57 anos.

Ramiro Bujeiro é um ilustrador argentino, com trabalhos para várias companhias na Europa e nas Américas. Bujeiro lustrou dezenas de outras obras das coleções da Osprey.

Brazilian Expeditionary Force in World War II

Embora tenha sido direcionada para divulgar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial entre os países de língua inglesa, nos quais é um assunto pouco estudado e desconhecido, essa obra também vale a pena ser apreciada pelos leitores brasileiros que desejem conhecer, resumidamente, a atuação brasileira nos campos e céus da Itália; e, também, pelos aficionados pelo tema, para reforçarem seus acervos e observarem fotografias inéditas e ilustrações que detalham os uniformes e equipamentos usados pelos combatentes brasileiros.

BRAZILIAN EXPEDITIONARY FORCE IN WORLD WAR II

Osprey Publishing Ltd

Oxford – 2011

Disponível na AMAZON (Link AQUI)

Brazilian Expeditionary Force in WWII

Deixe um comentário

10 − oito =