II Guerra Mundial mapa a mapa

World War II map by map (II Guerra Mundial mapa a mapa) é uma obra de Geografia Militar essencial para a compreensão das principais batalhas daquele conflito planetário.

Segunda Guerra Mundial mapa a mapa

Cada evento é apresentado com uma descrição, fotografias, linhas do tempo e, principalmente, mapas que ilustram a situação tática, mostrando os limites, forças em presença e seus movimentos.

Assim, é facilitado ao leitor a visualização da dinâmica da luta e do espaço geográfico onde foi desenvolvida.

O caminho para a guerra 1918-1939

Neste capítulo, o livro aborda a escalada para o segundo conflito mundial, a partir do encerramento do primeiro deles. Das cinzas da Europa, onde nasceram os ditadores, até o extremo oriente, onde o Japão inicia sua expansão pelo Indo-Pacífico.

Concluindo, são mostradas as expansões da Alemanha e Itália, pela Europa e África, além do início das perseguições aos judeus.

A Alemanha triunfante 1939-1941

No segundo capítulo, são apresentados, dentre outros eventos, a destruição da Polônia, dividida entre a Alemanha e a URSS; a guerra de inverno, entre a União Soviética e a Finlândia; a conquista da Noruega pelos alemães; a queda da França; a Batalha da Inglaterra; as campanhas alemãs e italianas na África; a luta no Mediterrâneo; e, por fim, a Operação Barbarossa e o avanço alemão até Moscou.

Todas essas campanhas são ricamente ilustradas, tornando a experiência do leitor muito mais completa e agradável.

O alastramento da guerra 1942

Este capítulo inicia-se com os passos dados pelo Japão, o ataque a Peral Harbor e a entrada dos Estados Unidos na guerra.

Prossegue com a expansão nipônica sobre o Indo-Pacífico, até a tomada da Birmânia (hoje Mianmar).

Em seguida, são apresentadas a batalha naval de Midway e o começo da epopeia aliada no Pacífico, com sua progressão de ilha em ilha, iniciando com a conquista de Guadalcanal.

Então, é abordada a situação na Europa, com ênfase no Holocausto e no levante do Gueto de Varsóvia.

No prosseguimento, o livro volta-se para o norte da África, apresentando o fim do avanço de Rommel e a vitória de Montgomery em El Alamein.

Na sequência, aborda a Operação Torch, os desembarques de forças anglo-americanas no Marrocos e Argélia.

Por fim, voltando-se novamente para a guerra no Velho Continente, o livro expõe a luta mortal entre alemães e soviéticos por Stalingrado, detalhando o avanço germânico, o cerco à cidade e a vitória da URSS.

Exemplo de mapa

Virando a maré 1943-1944

Esta terceira parte é iniciada com a derrota do Afrika Korps na Tunísia e a subsequente invasão e conquista da Sicília, por americanos e britânicos.

Além disso, são demonstradas a invasão da península Itálica, a luta em Cassino, o desembarque em Anzio, a entrada dos aliados em Roma e a progressão ao norte, até a Linha Gótica.

As ilustrações, infográficos e mapas mostram com clareza os avanços das unidades do 15° Grupo de Exércitos, os desembarques realizados e sua progressão no terreno.

Este capítulo também apresenta outros frontes da guerra: a luta antissubmarino no Atlântico, a corrida pela quebra dos códigos alemães, a campanha de bombardeios ao coração do Reich, a pujança da indústria de guerra alemã e a luta da resistência nos países ocupados.

Voltando-se para o leste da Europa, são ilustradas as batalhas de Kursk e os avanços soviéticos para oeste, com ênfase na Operação Bagration.

A oeste, o livro passa a apresentar, com riqueza de detalhes proporcionada por muitos mapas, ilustrações e gráficos, a Operação Overlord, a batalha da Normandia, o irrompimento dos aliados pela França e a Operação Market-Garden.

Posteriormente, o livro nos leva ao oriente, para a luta pelo domínio do sudoeste do Pacífico, com o cerco e  isolamento da base principal dos japoneses na região, em Rabaul.

Finalmente, a terceira parte do livro apresenta a batalha pelas Marianas, pelas Filipinas, a retomada da Birmânia e o conflito China – Japão.

Descrições detalhadas

Fim de jogo e o resultado 1944-1945

A última parte do livro mostra a luta final dos aliados no oeste da Europa, mostrando as batalhas do Bolsão, a travessia do Reno e a vitória aliada no ar, com a derrota da Luftwaffe e a destruição das cidades alemãs, como Dresden.

Em seguida, descreve em pormenores  o final da luta na Itália, o avanço soviético pelo leste e a queda de Berlim.

Além disso, este capítulo retorna ao oriente, mostrando detalhadamente o avanço norte-americano, das Filipinas à Okinawa, mostrando, ainda, o terrível combate por Iwo Jima.

Finalmente, ilustra os ataques com bombas nucleares à Hiroshima e Nagasaki e a consequente capitulação do Japão e o término do conflito mundial.

No epílogo, apresenta as consequências da Guerra, como a Guerra Fria, a Guerra Civil Chinesa, a descolonização da Ásia e a criação de Israel.

Um livro indispensável

II Guerra Mundial mapa a mapa

É um livro que resume com extrema precisão os momentos mais decisivos daquela guerra, apresentando-os de forma clara e objetiva.

Esta obra, de autoria de vários ilustradores, pesquisadores, editores e cartógrafos, com o prefácio de Peter Snow, é um valioso recurso, que o leitor poderá usar para acompanhar a leitura de outros livros sobre os eventos daquele conflito, que careçam de elementos visuais para seu entendimento.

Para saber mais:

WORLD WAR II MAP BY MAP

Dorling Kindersley Limited

Londres – 2019

Disponível na Amazon (Link no título acima)

Segunda Guerra Mundial mapa a mapa

Deixe um comentário

dezesseis − 9 =